Com a nova Base Nacional Comum Curricular, temos novas orientações sobre a formação de alunos. A busca por uma formação integral ganha mais importância, sendo que o objetivo não é somente ensinar conteúdos mas o desenvolvimento de competências, que são formadas por meio dos conhecimentos, habilidades e atitudes. A partir de um estudo sobre a formação de competências na educação, apresento algumas considerações sobre este tema que ganha espaço não só no Brasil como em outros países:

Uma característica fundamental da aprendizagem baseada em competências é seu foco no domínio. Em outros modelos de aprendizagem, os alunos são expostos ao conteúdo – sejam habilidades ou conceitos – ao longo do tempo, e o sucesso é medido, na maioria das vezes de forma somativa. Em um sistema de aprendizagem baseado em competências, os alunos devem demonstrar domínio das competências identificadas. Dessa forma, a definição de aprendizagem baseada em competências está intimamente ligada à aprendizagem de domínio. (TeacherTough, s/d)

Segundo Walton e Ryerse (2017), educação baseada em competências que engloba alguns elementos tais como:

a) Os alunos avançam a partir do domínio demonstrado. Isso permite que os alunos gastem mais tempo trabalhando nas áreas que são mais difíceis para eles. Eles podem até avançar além em alguns domínios, enquanto levam mais tempo naqueles que são mais desafiadores. O domínio dessas competências também permite que o professor concentre a assistência onde os alunos precisam de mais ajuda, ao mesmo tempo que garante que eles aprendam o que é necessário para avançar para as próximas etapas.

b) As competências incluem objetivos de aprendizagem explícitos, mensuráveis ​​e transferíveis que capacitam os alunos. Com maior transparência nos objetivos de aprendizagem, os alunos têm maior domínio sobre sua evolução e maiores oportunidades de escolha em como aprendem e como demonstram seu aprendizado. Nesse processo, os professores também colaboram mais com os alunos à medida que aumentam sua intencionalidade sobre o que desejam que os alunos saibam e sejam capazes de fazer.

c) A avaliação é significativa e uma experiência de aprendizagem positiva para os alunos. Avaliações formativas são enfatizadas para que os professores entendam melhor onde os alunos têm dificuldade e tenham o feedback de que precisam para melhorar.

A educação de competências é segundo Sturgis (2016) descrita com a frase: “A aprendizagem é constante e o tempo é a variável”. Sabemos que os alunos aprendem de forma diferente, exigindo mais ou menos tempo por diferentes motivos. Eles podem aprender de forma diferente ao longo do processo, cada um com um conjunto diferente de habilidades. Os alunos podem preferir dedicar mais tempo com antecedência para apreder mais e dominar novas habilidades ou conteúdo.

Na educação por competências, o apoio docente é igualmente importante, pois é ele que permite que os alunos continuem progredindo sem ficar para trás. Os professores trabalham com os alunos para garantir que eles estão desenvolvendo as habilidades necessárias e as escolas fornecem suporte para que os alunos possam obter ajuda enquanto estiverem aprendendo.

Biliografia

TEACHTHOUGHT. What is competency-based education?

STURGIS, C. What is competency education? Aurora Institute. 2016

WALTON, J.; RYERS, M. Competency-Based Education: Definitions and Difference Makers. Getting Smart. 2017. Disponível em: https://www.gettingsmart.com/2017/12/competency-based-education-definitions-and-difference-makers/. Acesso em abril de 2021.