Em um dos meus artigos recordei as contribuições de Seymour Papert na área da educação. A Linguagem Logo desenvolvida por ele e demais colaboradores, foi fundamental para ajudar alunos a aprender mais sobre programação. Apesar de hoje existirem outras ferramentas mais atualizadas e com maior qualidade de elementos gráficos, o programa da tartaruga, personagem deste programa, ainda pode ajudar muita gente a dar os primeiros passos.
No Logo, o objetivo é você programar a tartaruga para que ela se mova por plano criando um desenho pelo caminho onde ela passa. Parece algo muito simples, mas que requer do aluno o desenvolvimento de raciocínio lógico para realizar as tarefas. Desenhos mais complexos são um verdadeiro desafio.
Além disso o uso da Linguagem Logo permite o desenvolvimento de uma série de habilidades de matemática que se encontram atualmente na Base Nacional Comum Curricular – BNCC
Por fazer uso do conceito de ângulo reto e não, recomendo o uso desta ferramenta a partir do 4º ano, já que é nesta etapa que o aluno deverá tem contato com este conceito (BNCC 2018, Currículo Paulista 2019). Entretanto a ferramenta trabalha habilidades que devem ser desenvolvidas desde o 2º ano. Sendo assim, ele pode ajudar os alunos a desenvolver habilidades já vistas.
Abaixo elenquei algumas habilidades que podem ser desenvolvidas com uso da Linguagem Logo de acordo com a BNCC:


(EF01MA11) Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás.
(EF01MA12) Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço segundo um dado ponto de referência, compreendendo que, para a utilização de termos que se referem à posição, como direita, esquerda, em cima, em baixo, é necessário explicitar-se o referencial.
(EF01MA15) Comparar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros, para ordenar objetos de uso cotidiano.
(EF02MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais
(EF02MA10) Descrever um padrão (ou regularidade) de sequências repetitivas e de sequências recursivas, por meio de palavras, símbolos ou desenhos.
(EF02MA11) Descrever os elementos ausentes em sequências repetitivas e em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.
(EF02MA14) Reconhecer, nomear e comparar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera), relacionando-as com objetos do mundo físico
(EF03MA13) Associar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera) a objetos do mundo físico e nomear essas figuras.
(EF03MA14) Descrever características de algumas figuras geométricas espaciais (prismas retos, pirâmides, cilindros, cones), relacionando-as com suas planificações.
(EF04MA18) Reconhecer ângulos retos e não retos em figuras poligonais com o uso de dobraduras, esquadros ou softwares de geometria.

Para usar a linguagem Logo é importante que o professor aprenda a usar a ferramenta e consiga desenvolver atividades por meio dela. A linguagem é bem fácil de aprender, já que usa comando como “parafrente”, “paratrás”, “giroesquerda”, “girodireita” para movimentar a tartaruga.
Veja algumas figuras que são possíveis de serem criadas.

Desenho de uma estrela
Desenho de uma quadra
Figuras geométricas coloridas

Há várias páginas na internet para download da ferramenta Logo, entre elas estão a Super Logo disponibilizada pelo NIED na página:

https://www.nied.unicamp.br/biblioteca/super-logo-3-0-para-windows-7-a-10/

Eu costumo indicar sempre o Turtle Academy  para aprender alguns conceitos da linguagem. Neste site há uma seção chamada lições. Você pode seguir as diversas lições para aprender os conceitos básicos. Ao entrar no site, a página está em inglês, mas é possível alterar o idioma no canto superior direito da tela. O link para o site é: https://turtleacademy.com/

Veja a página:

Acesse o site e aprenda sobre esta interessante ferramenta para usar nas suas aulas. Deixe seu comentário na página caso queira saber mais sobre como usar esta ferramenta.

Bibliografia:

Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Ministério da Educação. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/

Curriculo Paulista. Governo do Estado de São Paulo. 2019. Disponível em: http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Portals/84/docs/pdf/curriculo_paulista_26_07_2019.pdf