O que é um evento em programação, para que servem e onde são utilizados?
Costumo dizer que é alguma ocorrência que acontece no seu programa e que dispara uma ação que será realizada por ele. É algo que mudou de estado e que tem uma ação diretamente relacionada a esta mudança
Como exemplo, temos um clique do mouse em um botão, a escolha de um item de menu, uma determinada tecla pressionada e até mesmo uma leitura feita por algum equipamento de hardware, entre outros.

No Windows tudo o que ocorre que sua aplicação deva ficar sabendo é enviado uma mensagem para ela dizendo o que ocorreu para a aplicação decidir o que fazer. Isso é um evento, ainda que não costume levar esse nome, até por não adotar o paradigma específico.

“Evento” normalmente é o mesmo que função ou procedure, ou seja, são blocos de códigos com objetivos específicos. O que ocorre é que o termo evento está mais relacionado a partes da aplicação que haverá iteração externa (humana ou não) disparando este evento.

Ao desenvolver o Pensamento Computacional nas escolas este é um conceito que não pode deixar de ser visto. As ferramentas que são utilizadas para desenvolvimento do Pensamento Computacional fazem uso de eventos. Por exemplo, no AppInventor, uma ferramenta para criar aplicativos para celulares os eventos são utilizados a todo instante.
Se você quiser aprender mais sobre eventos na prática com AppInventor, assista à minha oficina online no endereço: https://bit.ly/3yw26Qf