O conhecimento nas empresas se desenvolve ao longo do tempo por meio da experiência que os colaboradores vão adquirindo, podendo ser construído pela leitura de livros, documentos, pela observação, treinamentos e pelo contato com pessoas nas conversas ou nas relações de aprendizagem.
O valor que o mercado vem dando ao conhecimento está direcionando as organizações para reconhece-lo como um ativo corporativo, que deve ser cercado de cuidados. Daí a importância do ser humano no processo evolutivo das organizações.
Não é de hoje que em muitas áreas o trabalho humano está sendo substituído pelo trabalho de máquinas. Além de competir consigo mesmo, numa busca contínua de superar-se, além de competir com outros profissionais, o trabalhador enfrenta a competição com a máquina. A saída para ele é muitas vezes mudar de atividade, adquirir novas habilidades, usar o potencial que possui para realizar coisas mais significativas.
Entre as habilidades e atitudes básicas de um trabalhador típico hoje estão: trabalhar em equipe, negociar, aperfeiçoar continuamente os processos de trabalho, planejar seu tempo, possuir visão sistêmica, usar tecnologias das mais diversas e ser capaz de aprender continuamente.
Assim não só o treinamento e desenvolvimento mas a gestão de todo conhecimento da empresa assumem papéis de extrema relevância. A finalidade é fazer com que as empresas possam contar com pessoas capacitadas, que vá além do desempenho de suas tarefas, sendo necessário se adaptarem às exigências dos mercados, que tendem a ser cada vez mais diversificado e intenso, o que só é possível se as pessoas possuírem conhecimentos e habilidades apropriadas
Nosso papel aqui é ajuda-los a desenvolver essas atividades!


Portanto, o trabalho de um profissional da educação nas empresas vai muito além de apenas realizar treinamento. Cito abaixo algumas das funções desempenhadas por este profissional:

  • Preparar os executivos e os colaboradores para serem, também, os professores;
  • Construir o currículo de um curso;
  • Preparar os planos de ensino de um curso;
  • Definir a metodologia adequada para cada realidade;
  • Selecionar e indicar bibliografias que contribuam para formação humana e profissional do colaborador;
  • Propiciar o desenvolvimento de competências (conhecimento / habilidade / atitude);
  • Propiciar o desenvolvimento pessoal dos colaboradores;
  • Ser mediador do contexto do ensino.

Para saber mais como um profissional pode te ajudar, entre em contato : prof.pablorodrigo@gmail.com