Afinal de contas, o que é lógica?

É comum as pessoas associarem a palavra lógica a algo relacionado à matemática. Entretanto não é só isso. A lógica está muito mais presente em nossa vida e é elemento fundamental para o desenvolvimento do pensamento computacional.
Para Forbellone (2005 p. 1), “podemos relacionar a lógica com a ‘correção do pensamento’ , pois uma de suas preocupações e determinar quais operações são válidas e quais não são…” Já para Beecher (2017), lógica é um sistema usado para distinguir entre argumentos corretos e incorretos, sendo o argumento uma cadeia de raciocínio que termina em um conclusão. Para todas as ações realizadas no cotidiano fazemos uso da lógica. Imagine que você precise sair com seu carro. Uma sequência lógica das ações seria:

  1. Pegar a chave do carro;
  2. Ir em direção ao carro;
  3. Abrir a porta;
  4. Sentar no banco;
  5. Colocar a chave no contato
  6. Virar a chave e dar a partida;
  7. Colocar o carro em movimento;
    Veja que você não conseguirá sair do seu carro se não executar essas ações nesta sequência. É claro que podemos detalhar ou refinar ainda mais essa sequência de passos.

A lógica e os algoritmos são essenciais para o pensamento computacional. De certa forma já temos uma compreensão inata e intuitiva da lógica e dos algoritmos. Entretanto, cada um tem seu próprio conjunto de regras, procedimentos e definições. Se falamos em regras isso significa que não podemos nos basear na intuição para construir um processo lógico e algoritmo.
PENSAMENTO ALGORÍTMICO
Lógica e algoritmos não são a mesma coisa. A lógica fornece um conjunto de regras que permitem raciocinar sobre alguns aspectos do mundo. Para construir sistemas funcionais baseados em regras, então a lógica por si só não é suficiente. Para Beecher (2017 p.25) “Precisamos de algo que possa integrar todas essas regras e executar ações com base nos resultados de avaliá-los. Esse algo é algoritmos, e eles são o poder por trás de todos os sistemas computacionais do mundo real”.
Para finalizar um algoritmo pode ser definido como: “uma sequência de etapas claramente definidas que descrevem um processo para seguir um conjunto finito de instruções inequívocas com pontos iniciais e finais claros” (BEECHER, 2017 p.25).
Obter uma compreensão mais profunda dos algoritmos é essencial para criar soluções baseadas em computador em qualquer área.


FORBELLONE, A. L. V. Lógica de programação: a construção de algoritmos e estruturas de dados. 3ª Ed. São Paulo. Prentice Hall. 2005.
BEECHER, K. Computational Thinking, A beginner’s guide to problem – solving and programming. BCS Learning & Development Ltd. Swindon, UK. 2017.