Existem vários tipos de indicadores que podem gerar dados importantes para o seu negócio. Diferentes objetivos de negócio exigem diferentes abordagens. Segue aqui alguns tipos comuns de indicadores que podem ser usados:
De condução (leading): São indicadores que ajudam a prever mudanças dependendo dos processo atuais. Um exemplo desse indicador são o número de visitantes únicos em um site, ou a quantidade de pessoas que entra em seu estabelecimento todos os dias.
Atrasados(Late): indicadores que medem resultados de processos do negócio que não podem mais ser alterados. Por exemplo: total de vendas no mês.
Direcional (Directional): Indicadores que mostram se o processo tem um impacto positivo ou negativo na empresa. Por exemplo: taxa de abandono dos clientes.
Processamento (Process): mostram a eficiência de processos específicos. Por exemplo: tempo de entrega, tempo de resolução de problemas.
Além disso deve-se considerar que os indicadores podem ser quantitativos ou qualitativos. No primeiro, o objetivo é apresentar o resultado numericamente, muitas vezes associado ao uso de estatística, mesmo das mais comum como média, moda, desvio-padrão. O objetivo da segunda é apresentar características descritivas como: muito satisfeito, satisfeito e insatisfeito.
Ao ter um bom conhecimento desses tipos de indicadores chave de desempenho (KPI), você pode simplificar o processo de criação de indicadores para o seu negócio. Além disso, você pode ter uma chance melhor de garantir a precisão em seus esforços de monitoramento

Como você mede o KPI?
Para ter eficiência ao usar um KPI, é necessário saber quais aspectos das operações a empresa deseja monitorar. Depois disso, deve-se determinar os possíveis indicadores que ajudarão a medi-los. A última etapa é escolher um método pelo qual eles devem ser medidos. Veja a seguir alguns deles:
a) Contagens
É o métodos mais básico de ser usado. Permite um monitoramento simples que podem ser medidos com números inteiros. Por exemplo, você pode usar isso para contar acidentes em seu local de trabalho.
b) Totais
Os totais também permitem o rastreamento básico de KPI. É possível medir todos os tipos de somas, incluindo dados com decimais. Um bom exemplo aqui seria a receita anual total da sua empresa.
c) Proporções
São usadas para comparar e contrastar dois conjuntos de dados. Permite a identificação de diferenças nos resultados, o retorno sobre o investimento ou avaliem outros pares de dados lado a lado. Por exemplo, você pode comparar no número de acessos ao seu site versus o número de vendas convertidas em um determinado período de tempo. Da mesma forma, isso pode ajudá-lo a comparar as compras na loja com as compras online para saber onde seus produtos estão vendendo melhor.
d) Médias
As médias permitem que a empresa identifique um valor central em um determinado conjunto de dados. Consequentemente, permite uma visão geral dos seus dados. Isso pode ajudar a verificar a frequência de ocorrências, definir metas de lucro ou criar projeções de receita.
e) Porcentagens
Permite que a empresa divida um determinado conjunto de dados dependendo de vários fatores. Como resultado, é ótimo para entender quantas ligações de vendas totais terminaram em conversão, quantos de seus funcionários atuais estão satisfeitos com seu trabalho.

Conhecer os tipos de indicadores, como medir e planejar sua implementação é o primeiro passo para que o processo de monitoramento e controle na empresa possam dar certo.

Bibliografia consultada:

Finances Online. www.financesonline.com