No artigo anterior abordei a importância de dividir um grande problema em outros menores para facilitar a solução. Um fator não menos importante é a criação de um plano. Ele não serve somente para resolver problemas computacionais, que é o foco aqui, e sim para todas as situações que encontrar.

Definir um plano para resolver um problema computacional, como um programa, ajudará a não pensar somente no objetivo final dele, que muitas vezes é difícil de alcançar num primeiro momento, pois ainda não desenvolvemos o seu código. Entretanto, fazer um plano de como obterá essa solução já é um grande passo.

Comece por colocar todo o seu problema no papel e em seguida, defina por ordem de prioridade o que sabe resolver e aquilo que não sabe. Veja que aqui o objetivo não é criar o algoritmo do programa e sim entender o problema. Por exemplo, se você definir que precisará criar uma rotina complexa para trabalhar com texto e não sabe como fazer isso, anote nesta lista. Em seguida você deverá fazer uma pesquisa sobre os recursos disponíveis que poderão te ajudar nisso. A internet é uma fonte enorme de tutoriais, fóruns, etc, mas não descarte um bom livro de programação.

Defina também a ordem das suas atividades para que não fique perdido e gaste muito tempo em tarefas desnecessárias. Foco é fundamental. Isso servirá também para que tenha um controle sobre o andamento do seu plano e será motivador ver as etapas que está conseguindo concluir.

Dwight David Eisenhower (1890 – 1969), presidente norte-americano disse que “Antes da batalha, o planejamento é tudo. Assim que começa o tiroteio, os planos são inúteis.” Ele quis dizer com isso que o planejamento é muito importante, mas quando vamos colocá-lo em prática eles sofrem alteração, principalmente em ambientes caóticos. Sendo assim, não é algo engessado que não pode mudar.

Finalizo com pensamento de Stephen Covey (1932-2012), consultor empresarial: “Pare de definir metas. As metas são pura fantasia a não ser que tenhas um plano específico para as atingir”.

Bibliografia:

SPRAUL. V. Anton. Think Like a Programmer. No Starch Press. 2012.