Já abordei aqui em um artigo anterior algumas dicas de estudo para que você possa se sair melhor não só nas provas e avaliações bem como também aprender mais sobre o que está estudando, mesmo que o assunto não seja fácil de se aprender.

Fazer anotações sobre aquilo que se estuda é uma ferramenta importante para reforçar o aprendizado. Eu mesmo utilizo dessa técnica, pois quando escrevo e anoto as informações são melhor processadas e conseguimos ter um entendimento maior sobre o que estamos estudando.  Uma outra ferramenta bastante interessante para auxiliar nesse processo é o uso do mapa mental.  Você sabe o que é um mapa mental?  É uma ferramenta gráfica que permite que você organize as suas ideias de uma forma lógica e simples, representando visualmente e facilitando o entendimento de um determinado assunto segundo.

Não existe uma regra fixa para a criação de um mapa mental, pois você pode organizá-los da maneira que achar mais fácil a sua compreensão. Entretanto algumas dicas são importantes:

  1. Procure colocar o tema principal no centro do mapa e ligue esse tema com os demais assuntos através de linhas ou conectores faça uso cores estilos de texto diferente para dar mais destaque aos assuntos importantes.
  2. Procure registrar as ideias através de palavras chaves que ajudam a lembrar do referido tópico. 
  3. Crie subtópicos que tenham relação com tópico mas geral criando assim uma estrutura de assuntos que tenham a ver com seu tema. Caso você necessite registrar ações relativas a um determinado tópico você pode usar alguns verbos que ajudem a lembrá-lo da atividade, com por exemplo: fazer, praticar, revisar, ligar, redigir, comunicar, estudar, testar, entre outros

Existem diversas ferramentas para criação do mapa mental.

A ferramenta app.diagrams.net, conhecida antes com draw.io permite fazer não só mapas mentais como também uma variedade de outros diagramas. Recomendo essa ferramenta pois ela é gratuita e praticamente não tem restrições. Outras ferramentas poderosas possuem um acesso grátis, mas possuem algumas limitações que são desbloqueadas mediante pagamento.

Veja abaixo um pequeno vídeo que fiz apresentando essa ferramenta.